Sobre nós

Conheça a Equipa

Carlos Fonseca

Líder do Projeto - IR, PhD

Biólogo sênior da vida selvagem que lida com a ecologia, conservação e manejo da vida selvagem, especialmente em ungulados, carnívoros e seus ecossistemas. Nos últimos anos, ele está coordenando uma equipe de pesquisa multidisciplinar (unidade de pesquisa da vida selvagem) que se concentra em vários temas da vida selvagem, desde o impacto das mudanças no uso da terra até o conflito humano-animal. É Professor Associado com Habilitação no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Website

Luís Miguel Rosalino

CoLíder do Projeto – CoIR, PhD

Miguel Rosalino é um biólogo da vida selvagem com uma vasta experiência nos estudos de ecologia, comportamento e conservação de mamíferos, com ênfase particular nos carnívoros de mamíferos. Ele também está interessado nas estratégias ecológicas envolvidas na adaptação dos carnívoros às mudanças nos ambientes. Atualmente, é Professor Assistente Convidado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Website

Eduardo Ferreira

Researcher, PhD

Eduardo Ferreira é um ecologista com foco principal na conservação e gestão da vida selvagem e da biodiversidade. Ele tem uma vasta experiência no uso de ferramentas de genética molecular para o estudo de espécies silvestres, nomeadamente no monitoramento não invasivo de espécies de carnívoros de mamíferos. Além de mamíferos, anfíbios e répteis são alvos relevantes de sua pesquisa, com o objetivo de compreender o impacto das atividades humanas na biodiversidade. Ele está interessado em estratégias de divulgação e conscientização e atualmente é pesquisador assistente na Universidade de Aveiro (UA).

Website

Tânia Barros

Researcher, PhD

Licenciatura em Biologia. Universidade do Porto, 2007. Mestre em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas. Universidade de AVeiro, 2009. Doutor em Ecologia. Universidade de Aveiro, 2015. Responsável pelos procedimentos laboratoriais e análise de dados para conservação e gestão de espécies selvagens na Península Ibérica. E também, responsável pelo gerenciamento da coleta de amostras biológicas do grupo de pesquisa Unidade de Vida Selvagem.

Website

Joaquim Pedro Ferreira

Researcher, PhD

Joaquim Pedro Ferreira é Pesquisador na área de divulgação científica no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Ele é especialista na área de biologia / ecologia e doutorado em biologia da conservação (FC / UL). É pós-doutorado em promoção, disseminação e administração de ciências. Possui formação profissional em jornalismo (CENJOR) e possui habilidades em fotografia e vídeo, tendo realizado vários projetos audiovisuais. Autor de mais de uma dúzia de livros e quase uma centena de produtos audiovisuais, ganhou vários prêmios na área de disseminação de conhecimento científico e conservação da natureza.

Website

Mónica V. Cunha

Researcher, PhD

Mónica Cunha é Pesquisadora Sênior em Biologia de Infecção Animal. Cientista da equipa do Instituto Nacional de Pesquisa Agrária e Veterinária (INIAV IP). Coordena a Área de Pesquisa e Desenvolvimento da Vida Selvagem, Caça e Biodiversidade do INIAV IP e é membro do Conselho do Centro de Especialização para o Estudo, Gerenciamento e Sustentabilidade de Espécies de Jogos e Biodiversidade. É professora convidada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e líder do subgrupo Epidemiologia da Paisagem e Doenças da Vida Selvagem no Grupo de Pesquisa em Conservação em Ecossistemas Socioecológicos do Ce3C- Centro de Ecologia, Evolução e Mudanças Ambientais.

Website

Andreia Alexandra Ribeiro Freitas

Researcher, MSc

Andreia Freitas é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa Agrária e Veterinária (INIAV, IP), no Laboratório Nacional de Referência em Portugal para segurança de alimentos. Sua experiência está especialmente relacionada à monitoração de resíduos de medicamentos veterinários em produtos de origem animal e outros contaminantes em alimentos. Sendo sua área de especialização em Segurança Alimentar, possui várias publicações sobre esse assunto. Possui um mestrado em Química Analítica e doutorado em Ciências Farmacêuticas, especialidade de Bromatologia e Hidrologia.

Website

Gurutzeta Guillera-Arroita

Researcher, PhD

Gurutzeta Guillera-Arroita é professora de Modelagem Ecológica na Universidade de Melbourne, onde trabalha sob a égide do Grupo de Ecologia Quantitativa e Aplicada. Gurutzeta tem formação em ecologia estatística (antes disso ela era engenheira de telecomunicações!). A sua pesquisa abrange vários tópicos, incluindo monitoramento da fauna silvestre, modelagem da distribuição de espécies e projeto ideal de pesquisa, com ênfase em questões derivadas da detecção imperfeita. Um objetivo abrangente de sua pesquisa é melhorar como a modelagem é aplicada para informar as decisões ambientais.

Website

Luciano Martins Verdade

Researcher, PhD

Luciano Verdade é um engenheiro agrônomo com mestrado em agronomia pela Universidade de São Paulo (respectivamente 1985 e 1992) e doutorado. em Ecologia e Conservação da Vida Selvagem da Universidade da Flórida (1997). Atualmente, é Professor Associado III do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo e membro da coordenação do Programa Biota / FAPESP, Comissão Paulista de Biodiversidade e Comissão de Sobrevivência de Espécies / IUCN. Pesquisa atual no campo da Ecologia Aplicada, com especial interesse na gestão da fauna silvestre em paisagens agrícolas e processos adaptativos de vertebrados a mudanças antrópicas.

Website

Daniela Teixeira

Researcher, PhD Student

Daniela Teixeira é uma bióloga da vida selvagem com experiência em pequenos mamíferos e carnívoros. Atualmente, é aluna de doutoramento em Biologia e Ecologia das Mudanças Globais, na Universidade de Aveiro, e seu estudo concentra os efeitos das plantações de eucalipto na ecologia e conservação de mesocarnívoros em Portugal. O principal objetivo de seu projeto é entender os impactos das florestas de produção de eucalipto nas populações de animais silvestres, revelando os vínculos mecanicistas entre estrutura e manejo da plantação e padrões e processos espaciais e tróficos da fauna silvestre.

Website

Nuno Negrões

Researcher

Nuno Negrões é biólogo que desenvolve projetos de pesquisa sobre ecologia e conservação de carnívoros, com ênfase particular nos conflitos entre seres humanos e animais selvagens. Também tem um pós-doutoramento em Comunicação Científica e tem experiência como praticante de conservação, tendo trabalhado nos setores governamentais e não governamentais. Atualmente é pesquisador da Universidade de Aveiro (UA).

Website

Este projeto (POCI-01-0145-FEDER-028204) é financiado pela FEDER, através do COMPETE2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), e por fundos nacionais (OE), através da FCT / MCTES.

pt_PTPortuguese
en_USEnglish pt_PTPortuguese