Info. Projecto

Visão Global

Os ambientes moldados pelo homem estão se tornando dominantes em muitas partes do mundo, e suas características e impactos na vida selvagem variam de acordo com o tipo e a intensidade das atividades de gestão que as moldaram. A conversão de ecossistemas nativos em sistemas agrícolas, agro-florestais ou florestais é considerada uma grande ameaça à biodiversidade, pois induz mudanças na composição e estrutura das comunidades e provavelmente a modificação de processos ecológicos. Apesar de seus efeitos negativos, os sistemas convertidos ainda podem sustentar a vida selvagem, incluindo algumas espécies ameaçadas, que conseguem se adaptar a novas condições. No entanto, ainda não está claro quais mecanismos / processos permitem que as populações persistam nesses sistemas alterados e como elas interagem. A compreensão de tais processos ecológicos que operam em florestas exóticas de produção, que cobrem mais de 260 milhões de ha em todo o mundo e a integração desse conhecimento ao gerenciamento, embora crítico, permanece muitas vezes inexplorada. Nesse contexto, exemplos particularmente significativos são as florestas exóticas de produção de eucalipto (EPF), que cobrem hoje em dia> 20 milhões de ha em todo o mundo. Essa extensão do EPF exótico está aumentando em muitas regiões onde a espécie não é nativa, como por exemplo em Portugal, onde representa 8,8% do território do país, 26% de todas as florestas portuguesas e ca. 49% de todo o EPF europeu). Portanto, é crucial fornecer uma estrutura para avaliar os efeitos desse EPF na persistência da fauna silvestre e adaptar práticas de gestão.

Objetivos

  • EPF como parte de um kit de ferramentas de Conservação

    Avaliar o potencial do EPF de fazer parte de um kit de ferramentas de conservação - Avaliar os impactos do EPF nos padrões, processos e persistência das populações de animais silvestres (ou seja, diversidade, estrutura da população, condição / condição individual e processos e padrões de uso de recursos) e desenvolver estratégias para minimizar seus efeitos.

  • Papel dos mamíferos no EPF funcional

    Explore o papel dos mamíferos na manutenção de EPF sustentável, certificado e funcional, determinando como os processos ecológicos podem ser integrados ao gerenciamento para maximizar a persistência da população em EPF economicamente viável.

Tarefas

Este projeto (POCI-01-0145-FEDER-028204) é financiado pela FEDER, através do COMPETE2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), e por fundos nacionais (OE), através da FCT / MCTES.

pt_PTPortuguese
en_USEnglish pt_PTPortuguese